Inicio
Historial Onde Estamos Galeria Agenda Trajes Cantigas

História do seu nascimento


O Rancho Folclórico de Paranhos foi fundado em 9 de Outubro de 1979, pelo Sr. Fernando Rodrigo Oliveira Pino. O aparecimento deste grupo, como tantos outros foi fruto do acaso. A Paróquia de Nossa Senhora da Areosa organizou em 16-06-1979, uma prova de atletismo onde se inscreveram algumas dezenas de jovens.

 

Alegria não faltou.

 

À noite há uma pequena festa na Paróquia, com um diversificado programa de variedades, pretexto para a distribuição dos prémios.

Para um, uma medalha de presença. Para o outro, uma taça. Durante a festa o Pároco, Padre José Martins Maia como fundador e principal dinamizador da Paróquia e interessado em engrandecê-la, (a Paróquia tinha acabado de nascer) ao ter conhecimento pelos dois pequenos atletas que o pai se dedicava à recuperação das nossas tradições populares, abordou-o, e como forma de cativar os jovens sugeriu-lhe a criação de uma secção de folclore. Nasceu assim a ideia de se criar mais uma atividade na Paróquia. Como se ia entrar no período de férias marcou-se o primeiro ensaio para o dia 9 de Outubro de 1979, o que foi respeitado e cuja data serviu de marco para a fundação deste grupo. Inicialmente chamou-se Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Areosa e em 11 de Maio de 1984 foi alterada a sua designação social para a que atualmente usa, a de Rancho Folclórico de Paranhos.